Pages

quarta-feira, 23 de março de 2011

Hipertexto e a construção de espaços virtuais




A internet tem cada vez mais recursos, discursos e maneiras diferentes de comunicar, basta querer. O hipertexto tem sido uma ferramenta fundamental para tudo isso. Através do hipertexto temos informações muito mais simples, e ao mesmo tempo muito mais completas.  Simples pois não precisamos escrever ou comunicar coisas extensas para que haja a compreensão dos outros, podemos usar palavras chaves e através de links detalhar mais determinada informação. Os textos podem ser pequenos e objetivos, não deixando de ser informativos. E completa no sentido de que podemos dar infinitas direções para uma só informação e assim ampliar o conhecimento e complementar a leitura.

Já não precisamos mais ter que olhar certas coisas por um único e pré determinado ângulo, simplesmente por não ter autoridade e nem instrumentos para observar de outra maneira.  Hoje a internet nos dá dimensões que só nos seriam oferecidas se estivéssemos presentes fisicamente no local, possibilita navegar por um ambiente da maneira que se quer, do ângulo que a própria pessoa considera interessante. Exemplos dessa construção virtual da qual participamos são os sites:
http://www.ma.gov.br/palaciodosleoes/
http://www.pere-lachaise.com/perelachaise.htm
http://www.googleartproject.com/
Isso tudo vem como uma revolução para o jornalismo tradicional que de agora em diante precisará se adaptar com essa nova forma de informar. Agora a informação não possui um início, um meio e um fim. Pelo contrário, a informação atual é contínua e infinita.
Com um universo tão ilimitado, nós, jornalistas só temos uma coisa a fazer: Usar essas ferramentas ao nosso favor e ao favor da mensagem que desejamos transmitir. Podemos tornar as coisas bem mais inusitadas e diferentes, abusar de imagens,de vídeos, de música, de tudo que a multimidialidade tiver para nos proporcionar.
Precisamos nos atualizar e nos complementar, assim como as informações também precisam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário