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quarta-feira, 27 de abril de 2011
Capital Social e a difusão de informações
O capital social, mesmo sendo um valor abstrato, talvez seja um dos fatores mais importantes da comunicação. Não apenas da comunicação, mas da vida em geral.
Quando se tem um capital social, se tem confiança, credibilidade. O capital social forma a reputação das pessoas, e não só de pessoas físicas, comuns como nós, mas também de empresas, jornais e etc..
Quando se tem um capital social do segundo nível, se tem dois tipos: o institucional e a confiança no ambiente social. O capital social institucional é aquele que caracteriza um grupo, é quando determinado grupo se reconhece enquanto grupo, sabe quem faz parte e quem não faz. O capital social aí, só tem acesso quem faz parte do grupo. Se tratando da confiança no ambiente social, sabemos que mesmo com inúmeras conexões, conhecidos ou seja lá o que for, num momento difícil iremos procurar aquelas pessoas que são próximas a mim, com quem eu tenho intimidade e sei que posso contar e pedir suporte. Esse segundo nível de capital social está ligado aos laços fortes, que eu construo no decorrer da minha vida e que fazem parte dela.
Mas o que nos interessa agora é o capital social do primeiro nível, que são três tipos: relacional, cognitivo e normativo. O relacional diz respeito as pessoas com quem eu me relaciono, que somente quem possui a mesma relação tem acesso a tais valores. O capital social cognitivo talvez seja o de maior interesse, pois diz respeito a aquelas informações que circulam na rede e que eu tenho acesso. O normativo diz respeito as normas sociais, que se deve conhecer o mínimo e se enquadrar nele.
Nas redes sociais da internet, a difusão de notícias está intimamente relacionada com o capital social, uma vez que eu jamais lerei a informação de uma pessoa ou de uma empresa que eu não considero relevante. Com certeza as notícias que eu leio são divulgadas de locais que eu confio e acho que podem me oferecer uma informação de qualidade.
Usando o exemplo do twitter, ao seguir o portal de notícias da Globo, o G1(@g1), eu estou esperando uma notícia com o padrão da Rede Globo. Da mesma maneira que ao seguir o Revolutas(@revolutas), eu estou esperando receber informações relacionadas aos movimentos socialistas, lutas anticapitalistas e tendências a informações de esquerda.
O capital social age assim, por melhor que seja a informação, se for de uma fonte desconhecida, não será de relevância para ninguém. Para o jornalismo, uma boa reputação já um ótimo capital social.
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