Pages

sexta-feira, 6 de maio de 2011

APROPRIAÇÃO NA INTERNET

Os tempos são outros, as pessoas mudaram - algumas -, mudaram-se os hábitos e costumes. Contudo, as ferramentas técnicas também são outras. Ultimamente, poucas pessoas usam o celular para executar apenas a sua função original, de receber e fazer ligações. Hoje em dia qualquer celular vem com inúmeros acessórios, aplicativos, internet, jogos nas suas melhores definições e até lanterna. Realmente a chamada fica em segundo plano.
Apropriação é isso. É quando a função de uma ferramenta é controlada pelo seu usuário, a sua função já não é mais necessariamente a primeira. É quando se incorpora no cotidiano uma tecnologia e lhe acrescenta outro sentido, diferente do original.
Na internet também é assim, as pessoas se apropriam das ferramentas que já existem e criam novos usos para elas dentro do ciberespaço.


Um exemplo de apropriação na internet é o Twitter, que tem sido utilizado como forma de denúncia(de qualquer tipo), formas de difusão de informação, de reforço comunitário e social. As próprias empresas, órgãos públicos, celebridades são adeptas do Twitter. Os usos são os mais variados e contrapõem o que havia se pensado no início, já que atualmente, o que menos aparece é o que as pessoas estão fazendo.
Nada disso foi planejado, e isso é o que mais engrandece o espaço cibernético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário