Pages

quarta-feira, 4 de maio de 2011

IMEDIAÇÃO E HIPERMEDIAÇÃO

Existem duas formas de mediação: a imediação, ou a hipermediação. O objetivo da imediação, é envolver a pessoa em uma experiência ímpar, de modo que ela nem ao menos lembre que está sendo mediada. É simplesmente excluir o meio pelo qual a mensagem está sendo transmitida. 
Um exemplo de imediação é o jogo(simulador, comércio virtual, rede social, ou como queiram chamar) Second Life. Este jogo significa "outra vida" em inglês e é interpretado como uma vida paralela, uma segunda vida além da vida "principal", a real.  Neste jogo a pessoa é envolvida por inteiro e com certeza acaba esquecendo que está vivenciando aquela experiência através do computador. A sensação é tão intensa que não é tão fácil definir o que é real, ou não.
 

Na hipermediação, o intuito é outro. É justamente mostrar para o publico que está havendo uma mediação, a informação que está sendo transmitida nesse momento é mediada por alguma ferramenta. Na hipermediação, se mostra sempre o meio. O exemplo que escolhi para hipermediação é o Youtube, velho conhecido que permite que todos publiquem seus vídeos na internet, basta ter uma conta. Além de sabermos o tempo todo que estamos tendo uma experiência mediada, o youtube reúne diversas mídias em um só lugar: a internet.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário