Pages

terça-feira, 17 de maio de 2011

LIBERDADE INDIVIDUAL NO CIBERESPAÇO



A internet é um veículo poderosíssimo, talvez um dos maiores instrumentos de liberdade, seja intelectual, coletiva ou individual. Hoje em dia qualquer pessoa que tenha acesso à rede pode expressar o que quiser, sempre existirá alguém que chegará a tais informações.

Isso é maravilhoso, pois é uma forma de democratizar a comunicação, não precisamos de um porta-voz, nós mesmos podemos ir para a web e nos manifestar sozinhos. Dessa maneira, não há riscos de não sermos ouvidos, nós temos esse veículo a nosso favor, que nos beneficia de infinitas maneiras e enriquece a nossa comunicação com o mundo.

Por outro lado, existem muitas pessoas que abusam desse potencial da internet para promover discussões estúpidas e preconceituosas. Não é porque a internet nos abre esse leque de possibilidades que devemos utilizá-la de maneira indevida.  É uma pena ver que tanta gente tenha opiniões ridículas e usa esse poderoso  veículo para divulgá-las.

Essa ampla liberdade que a internet nos oferece pressupõe dar voz também àqueles que fariam melhor se ficassem calados. Afinal, como já disse alguém, a democracia é o pior regime que existe – com exceção de todos os demais.

Cabe a nós mesmos julgarmos a melhor maneira de utilizar essa ferramenta, sempre com a certeza de que tudo que expressamos na rede tem um peso muito grande, e que não são apenas nosso grupo seleto de amigos que terão acesso ao que for publicado.
Um exemplo dessa influência do ciberespaço na liberdade individual é a menina Amanda Régis, que usou o Twitter para expressar sua insatisfação com o jogo do Flamengo contra o Ceará, onde o Flamengo perdeu e o Ceará acabou recebendo ofensas extremamente preconceituosas e infantis.  Com certeza essa menina não acreditou na força da internet, e agora, por ter usado a sua liberdade individual para agredir o povo cearense, está pagando pelas conseqüências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário