Pages

sábado, 21 de maio de 2011

CIDADES DIGITAIS


As cidades digitais são uma outra dimensão do urbano, uma nova organização das cidades já existentes que nascem da relação do homem contemporâneo com as novas tecnologias de informação e comunicação. A idéia é criar interfaces entre o espaço eletrônico e o espaço físico, já que a rede já faz parte da realidade de boa parte das pessoas.


A meta é promover a inclusão digital, democratizar o acesso à informação e fortalecer o vínculo social, esquentar as atividades políticas e reforçar a dimensão pública. O Brasil tem acompanhado essa nova infra-estrutura e desenvolvido muitas iniciativas.


Um exemplo é o Plano Nacional de Cidades Digitais, desenvolvida pelo Ministério das Comunicações, que pretende levar banda larga a todo o país em cinco anos. O que se quer é criar formas de comunicações e de uso do espaço físico, favorecer a apropriação social das novas tecnologias e fortalecer a democracia com experiências de governo eletrônico e cibercidadania.


É de grande importância que as ações políticas sejam compartilhadas no ciberespaço e o que o cidadão comum venha participar dessa nova revolução. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário