Pages

domingo, 8 de maio de 2011

CYBERPUNKS E A NOVA TECNOLOGIA

O movimento punk ia para a rua protestar imposições da sociedade e do governo. O lema era: "Faça você mesmo!". Os tempos mudaram, e hoje são os cyberpunks que fazem história.
Os cyberpunks são os punks cibernéticos, são pessoas que também questionam a regra, mas no espaço cibernético. O lema é: "A informação deve ser livre.", e só será livre quando as pessoas tiverem acesso a todos os tipos de informações. Por trás da internet existirá sempre um hacker, que estará analisando as ferramentas a fundo e usando seu conhecimento para liberar informações para todos. Esse hacker se apropria dessa tecnologia e faz desvios.
De acordo com Lemos, a apropriação, os desvios e as despesas improdutivas caracterizam os usos das novas tecnologias. A apropriação já foi tratada no post anterior, nos resta agora entender como funcionam estes dois outros elementos. 
O desvio também é uma forma de apropriação, mas é bem mais pontual, na medida em que é aquele uso que sai fora da média, formado por um grupo menor. 
Da mesma maneira que os cyberpunks questionam as regras do ciberespaço, os indivíduos agora criticam as regras impostas no ambiente de trabalho. É o que se chama de despesa improdutiva, onde se defende a idéia de que o ser humano necessita de momentos de lazer, mesmo durante seu expediente de trabalho. 
O que se quer agora é provar que só se terá funcionários produtivos quando houverem tarefas, não trabalhos. Quer mostrar que a improdutividade gera produtividade, e que só haverá produtividade quando não houverem amarras. 
Tudo é uma questão de apropriação, até da hora do café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário