Pages

sábado, 14 de maio de 2011

OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO CIBERESPAÇO

Ferramentas da revolução

O ciberespaço influencia muito na formação de movimentos sociais, uma vez que qualquer movimento pode ser articulado na internet e interferir diretamente na vida offline. Com a internet, existe uma aceleração na divulgação dos variados movimentos sociais e no aumento significativo do número de participantes dos mesmos. 

Qualquer movimento social precisa de uma divulgação forte para que ele aconteça efetivamente, com a internet isso é possível, pois além de mobilizar milhares de pessoas rapidamente, a internet permite que elas se comuniquem entre si, de maneira imediata. As novas tecnologias, principalmente a internet, trouxeram um reforço   para a sociedade, um "armamento" capaz de potencializar uma força que já estava cansada de tanto gritar sem ser ouvida. 

“O Egito merece um futuro melhor. No dia 25 de Janeiro nós mudaremos nosso país. Ninguém irá nos deter, se nós estivermos unidos. A população jovem deve se manifestar agora”, assim era a mensagem na página criada no Facebook, que em poucas horas teve 100 mil participantes. Na mesma página foram disponibilizados links para informações sobre onde e quando os manifestantes se encontrariam, em todo o país. Jovens disponibilizaram números de telefones e se apresentaram como voluntários para organizar os protestos em suas cidades.
Os movimentos jovens se juntaram ao grupo. Online, eles conversavam e trocavam dicas de como organizar os protestos e evitar confrontos com as forças de segurança. Foi assim que dezoito dias depois da criação daquela primeira página no Facebook, o presidente do Egito, Hosni Mubarak renunciou após 30 anos no poder.
Existe dúvida quanto à influência do ciberespaço nisso tudo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário