Pages

sábado, 14 de maio de 2011

A DEMOCRACIA NO CIBERESPAÇO

O problema de toda a sociedade está em manter um controle e uma organização social e isso, só é possível através de normas e leis. São princípios fundamentais que regem qualquer sociedade civilizada. O Estado é coercitivo, somente ele pode punir quem infringir suas regras, e suas regras só são válidas no seu território. 

Aí é que está o problema. O ciberespaço não tem um território, então quem dá as regras por aqui? Como é um território virtual, os problemas só são resolvidos através de acordos. 

No território virtual, a participação de qualquer pessoa e o poder que ela tem de interferir nas decisões do  Estado é infinita.A possibilidade de controlar os passos e questionar escancaradamente os governantes, faz com que o Estado se sinta pressionado e inibido. Pressionado pois sabe que suas ações estão sendo avaliadas pela sociedade, e inibido pois já que está sendo vigiado, não se sente tão a vontade de fazer determinadas coisas. Um exemplo dessa democracia no ciberespaço é o Supremo Tribunal Federal que permite que os usuários acompanhem as votações por Ministro, a parir de temas que estão no Plenário Virtual

O ciberespaço então faz uma democracia muito mais direta, na medida em que abre um espaço para a sociedade participar intensamente das mais variadas maneiras. Assim, a tecnologia pode nos dar a chance de um espaço mais ativo dentro da sociedade na qual vivemos, onde os construtores dessa democracia são os próprios cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário